Realização

Fundação Parque Tecnológico de Santos | FPTS

Patrocinador

Semana Municipal de Ciência e da Tecnologia

Você está em

Home

Desafio Startup Cidadã

Desafio Startup Cidadã

Desafio Startup Cidadã

O Desafio Startup Cidadã é uma maratona de desenvolvedores, programadores e inventores em geral para desenvolvimento de softwares com novas funcionalidades, aplicativos para a smartphones, tablets, entre outros. Esta iniciativa visa o desenvolvimento de soluções tecnológicas que facilitem a interação entre a Prefeitura de Santos e a população santista por meio de propostas inovadoras para diferentes áreas de interesse, considerando maior transparência e participação dos cidadãos com o dia-a-dia da execução dos serviços da cidade.

As soluções tecnológicas apresentadas devem, obrigatoriamente, trazer ideias e inovações para, pelo menos, uma das seguintes áreas:

  • I - Porto
  • II- Óleo & Gás
  • III - Energia
  • IV - Logística
  • V - Mobilidade
  • VI – Pesca
  • VII – Saúde
  • VIII – Meio Ambiente
  • IX - Economia Criativa
  • X - Tecnologia e Segurança Alimentar

Poderão ser produzidas soluções inovadores em forma de sites; aplicativos de celular; gráficos interativos; visualização de dados; novos serviços; etc.

Para maiores informações, entre em contato conosco através do e-mail: desafiostartup@semanactsantos.com.br

Conheça o Regulamento

Projetos Selecionados DSC 2016

Projeto Descrição
Ac u NA Aplicativo de comunicação urbana, acessível a quem é portador de necessidades especiais. Afim de resolver a barreira que existe entre os portadores de necessidades especiais e sua comunicação com sua cidade, como exemplo uma simples explicação de: qual ponto para um ônibus, ou ler um cardápio em uma restaurante ou até conversar com um atendente em uma loja... Todas estas coisas rotineiras para nós que não possuímos necessidades especiais se tornam um desafio e tanto para quem possui... Pensando nisso, através de realidade aumentada, posicionamento via satélite, leitores de QR Code e outras tecnologias, esperamos facilitar a vida dessas pessoas através do nosso aplicativo que fará o papel de intermediário para essa comunicação entre quem tem a necessidade e quem não a possui, facilitando a comunicação entre os mesmos.
Blind Point A ideia consiste em criar um aplicativo Android que auxilie deficientes visuais a utilizarem os ônibus municipais de Santos.
O aplicativo funcionará da seguinte maneira:
O usuário ao acessar o aplicativo ouvirá uma mensagem de voz perguntando qual ônibus ele deseja pegar. Ele irá responder exemplo: 25.
Em seguida através de um recurso de interpretação de voz o aplicativo ira retornar dizendo para o usuário o tempo total até a chegada do ônibus.
Exemplo: Seu ônibus chegará em 10 minutos.
Quando o ônibus estiver próximo, o usuário será notificado através de uma mensagem de voz.
Exemplo: Seu ônibus esta bem perto.
Já dentro do ônibus, o aplicativo perguntará para o usuário qual será o seu ponto final e o usuário responde o ponto desejado.
Exemplo: Praça do Tribunal de justiça
O aplicativo manterá o usuário informado em relação a proximidade do seu destino.
Exemplo:
Você chegará ao seu destino em 5 minutos.
Você esta bem próximo ao seu destino, é melhor dar o sinal parar.
Doe Certo Um Aplicativo mobile para empresas e procurarem e organizarem doações para instituições de caridade, um exemplo um mercado tem produtos que não podem ser comercializados mas ainda sim podem ser consumidos, ele olha no mapa a localização das instituições e por meio de um banco de dados mostra também quais ja receberam doações por meio do app para que todas recebam igual.
Educa Mais O aplicativo tem como principal objetivo reduzir o problema da ausência de pais e responsáveis da educação das crianças na escola, visando a participação direta dos pais e responsáveis na educação, completando um ciclo que julgamos como o ideal na educação criança + família + escola através da utilização de um aplicativo que possa unir a criança e os pais/responsáveis duranteatividades de casa e fornecendo um feedback aos professores e escola da participação dos pais na educação de cada criança.
Food Pro Criação de um aplicativo para diminuir o desperdício de alimentos em restaurantes. Como há muita sobra de alimentos, o responsável pelo restaurante poderá disponibilizar nesse aplicativo cupons de desconto nas refeições quando o restaurante estiver quase no final do expediente. Dessa forma, mais pessoas terão acesso aos alimentos e não haverá um desperdício muito grande.
FoodFit Consiste em um App em que o usuário fornece um numero x de alimentos que ele tem. Dessa forma o App busca em seu banco receitas q sejam possíveis com tais alimentos de maneira que o usuário possa ter uma alimentação saudável mesmo sem ter muito conhecimento em alimentos saudáveis.
Green Maps O Green Maps é um aplicativo caracterizado para promover a preservação ambiental através do descarte inteligente do lixo, com foco na interatividade entre usuários e benefícios para a cidade e a sociedade como um todo.
O aplicativo possui funcionalidades como:
1. Denúncia de descarte incorreto de materiais q
ue prejudique a saúde e segurança da sociedade;
2. Mapeamento de lixeiras e pontos de coleta da região;
3. Disponibilidade dos itinerários dos caminhões de lixo e/ou coleta em tempo real. Essa solução evidencia os benefícios tanto para a sociedade, como para entidades governamentais, auxiliando na manutenção do ambiente urbano, enfatizando o poder do usuário final como fator determinante na limpeza de sua cidade, podendo identificar um problema e atuar na sua solução.
A utilização de um meio tecnológico para promover a sustentabilidade e a conservação ambiental é a grande preocupação dessa solução, pensando em uma cidade como um coletivo globalizado, levantando e reunindo dados de suma importância para a conservação ambiental e reciclagem de materiais.
I_Carga Colaboration Criar um app que auxilie empresas a transportarem suas cargas de forma colaborativa iden ao Uber, possibilitando a redução no custo do frete. A ideia é bem simples, exemplo: Uma empresa tem uma carga para ser levada a Campinas, acessa o app e verifica os veículos subutilizados que estão com esse destino e pronto, basta contatar essa empresa / autônomo. Bom inicialmente dois benefícios importantes e sustentáveis: 1 possível redução no custo com frete e 2 redução na emissão do CO2, pois a operacionalização do I_Carga poderá diminuir a quantidade de veículos na estrada.
Resko Atualmente pessoas querem, cada vez mais, ter uma qualidade de vida melhor, portanto a tendência é de que haja um aumento na demanda de serviços na área da saúde e esportiva. Assim, a Resko propõe informatizar e quantificar soluções da área da reabilitação física, para a obtenção de mais dados precisos afim de auxiliar os profissionais da saúde e instituições envolvidas. Desta forma, utilizando um SaaS, com o acesso via website, os nossos produtos irão facilitar o uso para os nossos clientes que exigem simplicidade, rapidez, segurança e confiabilidade. O primeiro produto é um prontuário eletrônico, que permite traçar a evolução, ajudando a dar biofeedback aos pacientes e ajudar os profissionais a diminuíremsuas glosas, custos e melhorar o seu custo-benefício chegar ate o seu ponto.
Xeppa in Box Xeppa in box e um projeto de economia criativa que através do reaproveitamento de frutas e verduras desperdiçadas nas feiras livres, tem como objetivo dar um novo destino a esse material que não o lixo.... Nosso projeto tende a recolher esse material que muitas vezes o cliente rejeita e reaproveita-lo de maneira criativa, social e econômica. Produziremos cestos que deixaremos com os feirantes e ao invés de depositar esse material na rua ou lixo o depositará no cesto, que recolheremos após o termino da feira. O projeto tende a doar uma parte dos alimentos já reaproveitados para prefeitura e uma parte para moradores que também se utilizam desse material, fazendo assim uma devolução a quem poderá ser atingido com a não mais distribuição destes produtos nas ruas ou lixões. O objetivo do projeto em si: É reeducar o feirante e pessoas em geral, para o fato que todo o alimento pode e deve ser reaproveitado... E o faremos também através de aplicativos e outros canais na Web, levando o Xeppa in box para mais canais e atingindo não só um público específico, pois nossa proposta é que nada deve ser desperdiçado e sim aproveitado.

Creative Technologist na Mkt Virtual
Sócio Fundador da Mukutu Game Studio

Gabriela Balazini é Engenheira de Biotecnologia formada pela UNESP. Durante a graduação, foi trainee na boutique de investimentos Cartagena Capital, em Munique- Alemanha, responsável por desenvolver projetos globais de fusões e aquisições e captação de recursos na área de tecnologia limpa e biotecnologia. Ao retornar para o Brasil, ingressou na consultoria de matemática aplicada, Paragon Decision Science onde atuou como delivery de projetos e inovação. Durante esse tempo, foi também líder do recém-formado time de inovação, com o qual participou do Endeavor Innovation Program e mergulhou no universo do empreendedorismo, sendo uma das primeiras clientes da startup RemédioCerto, o primeiro serviço de assinatura de anticoncepcionais do Brasil.
Atualmente é CEO da RemédioCerto, atuando diretamente no controle financeiro, marketing & vendas e planejamento estratégico. Em paralelo faz MBA em Engenharia e Inovação e é mentora de negócios e empreendedorismo na ONG Rede Cidadã. Ao longo de sua carreira na RemédioCerto já ficou em 3º lugar no maior programa de aceleração de startups da América Latina, a Startup Farm, foi finalista do prêmio mundial Grants4Apps - Bayer e ganhou o prêmio VAITEC de incentivo a inovação da Prefeitura de São Paulo.

CEO e Co-fundadora do Clube de Negócios, é responsável pelos serviços de mentorias, pré-aceleração e desenvolvimento de networking das empresas parceiras. Já atuou em diversas áreas, de escritórios de representação internacional a Câmaras de Comércio, e órgãos públicos, como a Receita Federal, além de startups como a 99Taxis e órgãos de fomento ao empreendedorismo e investimento (Anjos do Brasil). Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP, cursa Gestão de Negócios e Inovação da Escola de Negócios (FATEC – SEBRAE). Faz parte do programa de mentores Inovativa e apóia iniciativas focadas em inovação e empreendedorismo.

Engenheiro Eletrôncio com MBA em Gestão Empresarial, Luciano é fundador do DESQUEBRE e já trabalhou como Community Manager em empresas como Google, Intel e Microsoft.
É também um dos organizadores do Google Business Group de São Paulo.
Participante ativo do ecossistema de startups e de marketing digital, tem mais de 25 anos na área de TI, tendo implantado sistemas em grandes corporações e desenvolvido software no Brasil, na Inglaterra e na Itália.